A seguir você encontrará algumas respostas aos questionamentos mais comuns sobre o processo terapêutico, explicado de forma clara, sucinta e simples para o grande público.
Este espaço não se propõe a servir de referência bibliográfica por seu conteúdo reducionista.
Este espaço não se propõe a servir de referência bibliográfica por seu conteúdo reducionista.
Ao final de cada resposta, você encontrará links de acesso úteis a quem desejar informações mais detalhadas.
Perguntas frequentes
Como é o tratamento com crianças?

Inicialmente é realizada uma entrevista preliminar com a família ou com pessoas que o psicólogo entenda que sejam mais adequadas, a fim de traçar a história desta criança e compreender seus sintomas. Finalizado o processo, inicia-se o tratamento, que consiste em sessões de Ludoterapia de aproximadamente 50 minutos, somente com a criança. Quando necessário é solicitada a presença da família.
A ludoterapia é uma forma de psicoterapia adaptada para o tratamento infantil, onde mediante brincadeiras, a criança projeta seu "eu" interior com maior facilidade, possibilitando a compreensão dos seus conflitos e dificuldades e ajudando-a a encontrar soluções integradoras para esse sofrimento. Através do lúdico, o psicólogo interpreta essas projeções e compreende o mundo interno da criança. A brincadeira é o instrumento facilitador desse processo, a medida que quanto menor a criança, mais difícil é para ela verbalizar adequadamente seus conflitos.
No decorrer do processo, o psicólogo realiza pequenos encontros com os familiares para fornecer feedback, alinhar o tratamento ou prover orientações.
0 comentários:
Postar um comentário