A seguir você encontrará algumas respostas aos questionamentos mais comuns sobre o processo terapêutico, explicado de forma clara, sucinta e simples para o grande público.
Este espaço não se propõe a servir de referência bibliográfica por seu conteúdo reducionista.
Este espaço não se propõe a servir de referência bibliográfica por seu conteúdo reducionista.
Ao final de cada resposta, você encontrará links de acesso úteis a quem desejar informações mais detalhadas.
Perguntas frequentes
Devo procurar um psicólogo ou um psiquiatra?
Sendo um ou outro este profissional, se necessário, fará o encaminhamento mais adequado ao seu caso. O importante a ressaltar é que cada caso é um caso em particular. Não é porque um conhecido que aparentemente tem os mesmos sintomas foi a um dado profissional que o seu caso terá o mesmo encaminhamento.
De uma forma geral, o psiquiatra o ajudará com o recurso da medicação. Ela será um instrumento terapêutico auxiliar e não o único recurso. Na maioria dos casos, o paciente acompanhado por um psiquiatra, também tem o acompanhamento de um psicólogo, mas nem sempre um paciente acompanhado por um Psicólogo precisa de um acompanhamento psiquiátrico.
Vale ressaltar que estamos mencionando o tratamento psiquiátrico padrão, ou seja, uma consulta médica, onde o paciente relata o seu problema e o médico receita a medicação adequada. No entanto, como já relatamos, existem os psiquiatras que também se utilizam da psicanálise. Desta forma, o tratamento deixa de ser uma consulta médica e passa ao status de tratamento psicoterápico.
Para maiores informações:
0 comentários:
Postar um comentário